Os “Quatro Mares” se refere a um maravilhoso grupo de pontos que é usado para tratar as principais desarmonias do Qi, do Xue, da Medula e dos Alimentos.
No tratado de medicina interna do Imperador Amarelo vemos a seguinte explicação proferida por Qibo sobre esse grupo de pontos:
“No corpo humano, existem quatro mares e doze canais. Os doze canais fluem em todas as direções, mas finalmente convergem aos quatro mares. (…) No corpo humano, existe o mar da medula, o mar do sangue, o mar da energia e o mar dos líquidos e dos cereais (…)”.
“O estômago é o mar da água e dos cereais; seu acuponto mais importante é o ponto Qichong (E30), e o menos importante é Sanli (E36); o Canal Chong é o mar dos doze canais e é também o mar do sangue; seu acuponto mais importante é o ponto Dazhu (B11), e os menos importantes são os pontos Shangjuxu (E37) e Xiajuxu (E39); o ponto Tanzhong (VC17) (a parte intermediária entre os dois seios) é o mar da energia; seus pontos importantes são: o ponto Yamen (VG15) acima das vértebras cervicais, o ponto Dazhui (VG14) abaixo das vértebras cervicais e o ponto Renying (E9) na frente; o cérebro é o mar da medula, seu acuponto mais importante é o ponto Baihui (VG20) e o menos importante é o ponto Fengfu (VG16)”.
“Quando se tratar de uma maneira que esteja em concordância com as leis fisiológicas, os quatro mares estão prósperos; quando se trata de maneira contrária, é o declínio. (…) Quando o mar da energia está com excesso, isso mostra que a energia perversa está superabundante, e a pessoa tem plenitude no peito, respiração rápida e compleição vermelha; quando há insuficiência, a pessoa tem respiração curta e não pode falar. Quando o mar do sangue está em plenitude devido ao excesso de sangue e à superabundância de energia no canal, o paciente imagina que seu corpo está gigantesco, parece não estar doente, embora esteja melancólico; quando o mar do sangue está com insuficiência, a pessoa sempre sente que seu corpo está pequeno e leve, não aparenta estar doente, embora leve as coisas muito a sério. Quando o mar dos líquidos e dos cereais está com insuficiência, a pessoa tem fome mas dificilmente pode comer. Quando o mar da medula está em plenitude, isso faz com que a pessoa sinta o corpo leve e forte, e pode fazer serviços pesados a que não esteja acostumada; quando o mar da medula está com insuficiência, o cérebro parece estar rodando e ocorrem as síndromes de zumbido, dor nas pernas, tontura, a pessoa não enxerga nada, fica indolente e sonolenta”.
“Deve-se conhecer os acupontos principais e de menor importância que fazem a comunicação dos quatro mares e adequar revigorando na astenia e purgando na estenia (…). Quando se está de acordo com esta lei, o paciente será saudável (…)”.
Resumo:
Mar dos Alimentos: E30 e E36;
Mar do Sangue: B11, E37 e E39;
Mar do Qi: VC17, VG15, VG14 e E9;
Mar da Medula: VG20 e VG16.